Parintins anuncia ampliação do toque de recolher e fechamento do comércio não essencial

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavirus de Parintins, em reunião nesta quinta-feira (07), decidiu aumentar o toque de recolher no município a partir deste sábado, 09 de maio, começando a partir das 15h até às 6h da manhã. Haverá ampliação das fiscalizações ao comércio de produtos não essenciais, com possibilidade de serem lacrados pelos órgãos de fiscalização.

As ações mais restritivas tem como principal objetivo diminuir o crescimento exponencial do novo coronavírus em Parintins. No colegiado estão secretarias municipais, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outras instituições.

A cidade tem acompanhado o número cada vez maior de casos e óbitos diários. Segundo a estatística oficial da Prefeitura de Parintins, no dia 01 de abril eram apenas 03 casos registrados e 01 óbito, sendo que, em pouco mais de um mês depois, estão confirmados 324 casos e 23 mortes.

Segundo o prefeito Bi Garcia, a situação de Parintins está a cada dia mais preocupante, verificando que em apenas uma semana dobraram os casos da doença. “Nós vamos ter ainda uma semana para ampliar o toque de recolher com fiscalizações mais duras em comércios que não são essenciais, que estão desobedecendo os decretos municipal e estadual. Vamos lutar, vamos lacrar e não tem jeito. É uma questão de saúde pública. Devemos proteger a população parintinense, mas o povo também precisa ajudar ficando em casa e evitar essa grande contaminação. É o único remédio que nós temos”, ressaltou o prefeito.

Bi Garcia avisou ainda que se em uma semana o município não estabilizar os casos da doença, haverá lockdown, como sugeriu o Ministério Público. O decreto será baixado nesta sexta-feira e estará valendo a partir do sábado. Ele lamentou que em muitos casos, em Parintins, os filhos estão contaminando os seus pais idosos, resultando em muitas mortes.

Também no final de semana já estará valendo as operações no trânsito a partir das 15 horas, com apreensão de veículos em operação conjunta da Polícia Militar de Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT).

Fonte/Secom

você pode gostar também