Palácio Cordovil será o Museu Histórico de Parintins

Palácio Cordovil localizado no centro da Cidade de Parintins/ Fotos: Júnior Preto Juju

Um dos maiores patrimônios públicos do município de Parintins se tornará o Museu Histórico da Ilha Tupinambarana. Na manhã deste dia 22 de junho o Prefeito Bi Garcia (DEM) assinou a ordem de serviço para a empresa vencedora executar a reforma e revitalização do Palácio Cordovil, o qual se transformará no Museu Histórico da cidade de Parintins e dos bois bumbás Caprichoso e Garantido.

De acordo com Bi Garcia, além de uma sala que preservará a história do Palácio Cordovil, com homenagens a todos os ex-prefeitos da Ilha Tupinambarana, terá outras salas que contarão a história da cidade e do Festival Folclórico, tanto por meio de peças físicas como por informações on-line.

“Nosso governo sempre busca valorizar e resgatar o centro histórico de Parintins. A Prefeitura em si não dispõe de recursos necessários para viabilizar as obras, mas sempre busquei em Brasília essa verba com deputados e senadores. Assim, construímos a Praça Digital Cristo Redentor e o Pier Osmar Faria, com emenda do então Senador Arthur Neto; reconstruímos e ampliamos o Mercado Municipal Leopoldo Neves que estava há décadas sem reformas com emenda do então deputado Hissa Abrahão e agora partiremos para a revitalização do Palácio Cordovil, pois um local está ligado ao outro, se formos analisar o contexto histórico. Vale destacar que o município sempre investe em contrapartida que varia de 10 a 15% de recursos próprios com essas obras, seja com parceria estadual ou federal”, ressaltou Garcia.

O vereador Mateus Assayag acompanhou o momento e destacou à reportagem que o espaço contará com um Centro de Informática para o visitante pesquisar em sites específicos sobre Parintins. “É uma obra importante que marca a história do município para que todos possam conhecer, tanto os próprios parintinenses, como os turistas e visitantes. Com certeza deixará um legado muito grande à nossa terra, principalmente para as novas gerações no sentido de conhecer a história da nossa cidade e do nosso Festival”, disse Assayag.

O Museu Histórico de Parintins reunirá um acervo de documentos, móveis e bens culturais sobre a história do município. Localizado na Praça Eduardo Ribeiro, Centro, o prédio denominado de Palácio Cordovil foi por vários anos a sede oficial da Prefeitura. O espaço tem esse nome em homenagem a José Pedro Cordovil, um dos organizadores da implantação da Vila que depois viria a ser denominada Parintins.

Texto: Mayara Carneiro
Assessoria Parlamentar

você pode gostar também