Nova jornada de cirurgia oftalmológica contempla cem pacientes em Parintins

Em nova jornada de cirurgia oftalmológica iniciada neste sábado, 4 de setembro, a Prefeitura de Parintins realizará 100 procedimentos até o dia 7 de setembro. A parceria da Prefeitura de Parintins com a Fundação Piedade Cohen promoverá 75 cirurgias de catarata e 25 de pterígio, sendo a terceira jornada oftalmológica de 2021. A programação conta com apoio de emenda parlamentar do deputado federal Bosco Saraiva.

O prefeito Bi Garcia, criador das jornadas de cirurgia em Parintins em 2005, afirmou que essa política se intensifica para cuidar bem das pessoas. O prefeito lembrou ainda que além da jornada de cirúrgicas, todos os meses a Prefeitura disponibiliza 300 consultas à população, também em conjunto com a fundação Piedade Cohen.

Pessoas beneficiadas com a cirurgia oftalmológica

O médico oftalmologista Jacob Cohen afirmou que Parintins tem feito sua parte em relação à saúde ocular. Afirmou que existe um índice de cirurgia de catarata por município e Parintins está com 50% das necessidades de operação, sendo que outros municípios importantes do interior do Estado estão com média ou abaixo de 30% e alguns com 10%. Ele citou Manaus com seus mais de 200 oftalmologistas, com cerca de 80% no índice de operados.

De acordo com o secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, Parintins viveu um sábado de trabalho importante na oftalmologia, abrindo a terceira jornada de cirurgia do ano. Serão 180 pacientes beneficiados.

Fotos: Márcio Costa

você pode gostar também