Mateus Assayag cria Comenda “Empoderamento Feminino Geminiana Bulcão Bringel”

As mulheres têm papel fundamental na reprodução das relações sociais, ocupando cada vez mais espaços diversos, exercendo papeis que antes eram predominantemente masculinos. As lutas das mulheres em prol de dignidade, valorização e emancipação, evidenciam o protagonismo e a força feminina no meio político, social, cultural, entre outros.

Dessa forma, o Presidente da Câmara Municipal de Parintins, Vereador Mateus Assayag (PL), apresentou um Projeto de Decreto Legislativo que dispõe sobre a criação da Comenda ao Mérito Medalha Empoderamento Feminino “Geminiana Bulcão Bringel”. A propositura foi apresentada e aprovada por unanimidade nesta segunda-feira (06).

De acordo com Mateus, a proposta tem por finalidade homenagear as mulheres que prestam relevantes serviços ao município de Parintins e se destacam com maestria nos espaços que se propõe ocupar. “Em Parintins, as mulheres representam força e coragem, exercendo funções imprescindíveis no desenvolvimento social, econômico, ambiental, intelectual e político do município. Merecem reconhecimento e homenagens pelas lutas, e pelo incentivo diário para que outras mulheres sigam exercendo seus direitos”, destacou Mateus.

Assayag ressaltou que o nome da honraria, Geminiana Bulcão Bringel, se dá em homenagem a primeira Presidente mulher da história da Câmara Municipal de Parintins. Destacou a luta gigantesca de Dona Geminiana pelos direitos das mulheres na época em que esteve Vereadora. “O empoderamento feminino representa a liberdade e autonomia da mulher no direcionamento de sua trajetória, promovendo transformações nas mentalidades que as inferiorizam”, concluiu Mateus.

Texto: Mayara Carneiro – Assessoria de Imprensa da CMP / Foto: Simone Brandão

você pode gostar também