Texto: Cleomara Monteverde
Dia 24 de junho, todos os anos, a Família Monteverde se reúne no Curral da Baixa ou terreiro sagrado da Xanda para rezar a promessa do mestre Lindolfo.
A questão imaterial do Garantido é cuidada com muito zelo especialmente por tia Maria que sempre esteve na frente das manifestações sagradas que envolvem o sentimento dos camisa encarnada.
Se é de geração a geração assim crescemos ouvindo a história que meu avô que ao viajar para servir o exercito adoeceu muito e vendo se debilitado fez a promessa a São João pedindo sua saúde.
E assim prometeu ao santo que se bom ficasse rezaria todos os anos na data do dia 24, acenderia a fogueira, distribuiria as guloseimas aos convidados e levaria seu boi em passeata pelas ruas da cidade dançando para os moradores da ilha.
Portanto cumprir a promessa é algo que sempre acontecerá, visto que a família respeita o sagrado do boi que envolve essa história.
O que podemos confirmar para esse dia é o momento de homenagem ao santo e as guloseimas. Já a passeata fica para o futuro que Deus nos permitir
Viva São João
Viva São João
Vamos acender nossas fogueiras em casa.