Bi Garcia inaugura Centro de Neonatologia do Jofre Cohen

O prefeito Bi Garcia inaugurou nesta quinta-feira, dia 23, o Centro de Neonatologia do hospital Jofre Cohen, construído com recursos próprios do município e emenda do senador Omar Aziz. A solenidade contou com a presença da primeira-dama Mayra Dias, vereador Cabo Linhares, secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, diretora geral do hospital Jofre, Joseane Mascarenhas, além de servidores da unidade hospitalar e convidados.

O centro conta com UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal); UCIN (Unidade de Cuidados Intermedriarios Neonatal); UCINCo (Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional) e UCINCa (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru). O funcionamento do Centro de Neonatologia conta com a parceria do Governo do Estado do Amazonas no custeio dos profissionais médicos.

O trabalho é mais um investimento da Prefeitura de Parintins na qualidade de sua saúde que já conta com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), compradas com recursos de impostos municipais e funciona também com parceria do Estado no custeio da estrutura.

O prefeito Bi Garcia ressaltou a alegria em poder entregar o Centro de Neonatologia composto por equipamento de alta tecnologia e equipe qualificada. “É uma ação com recursos próprios do município e teve parte da emenda do senador Omar Aziz, que é o patrono da obra. É um belíssimo espaço que vai salvar tantas vidas de crianças e melhorar cada vez mais os serviços de saúde do município”, salientou.

A médica pediatra Tania Rocha enalteceu o trabalho do prefeito Bi Garcia por sua importância fundamental, principalmente para os recém-nascidos que precisam de assistência especializada. “Isso dará um impacto muito positivo no processo de que muitas crianças não necessitarão mais sair do município para receber tratamento em Manaus, por exemplo”, citou.

De acordo com o secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, a Unidade Neonatal é um serviço de internação responsável pelo cuidado integral ao recém-nascido grave ou potencialmente grave, dotado de estruturas assistenciais que possuam condições técnicas adequadas à prestação de assistência especializada.

A diretora do hospital Joseane Mascarenhas pontuou que o Centro de Neonatologia é adequado para prestar assistência aos recém nascidos graves que necessitam de atendimento imediato e qualificado. Ela lembrou ainda que a equipe multiprofissional atua em plantão de 24h para prestar todos os atendimentos, haja vista que o maior número de pacientes atendidas são oriundos de outros municípios. Ela salienta que grande parte das gestantes dessas localidades têm parto prematuro devido a baixa adesão ao pré- natal, infecções típicas do período de gravidez não tratadas, mulheres jovens, entre outras causas.

Fotos: Eder Repolho

Secom Parintins

você pode gostar também