A iniciativa busca diminuir a presença de puérperas e recém-nascidos das unidades de saúde/Foto: Márcio Costa
Seguindo as orientações do Ministério da Saúde através da Nota Informativa N°4/2020 – CGSH/DAET/SAES/MS, a Prefeitura de Parintins por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Parintins adota estratégias para diminuir o número de puérperas e recém nascidos nas unidades de saúde. Será realizado o teste do pezinho de forma domiciliar como forma de se adequadar ao período de quarentena nacional causada pela pandemia de infecção pelo novo coronavírus (SARS-COV-2). A atividade contou nesta terça-feira com apoio do Odontomóvel.
A coordenação do Programa Saúde da Mulher e da Criança anuncia que serão realizadas coletas domiciliares nos dias de segunda, quarta e sexta , a partir das 08h (manhã) respeitando o prazo de 48 horas até o quinto dia de vida. Sendo que os recém-nascidos que estiverem internados no Hospital Padre Colombo (hospital referência para obstetrícia) à partir de 48h, realizarão a Triagem Neonatal na própria unidade hospitalar.
Segundo a enfermeira Patrizia Farias, o objetivo da triagem neonatal biológica (Teste do Pezinho) é promover o diagnóstico precoce das doenças triadas em todos os recém-nascidos, em fase anterior ao surgimento de sinais e sintomas (fase pré sintomática), permitindo o tratamento precoce, diminuindo a morbidade, suas sequelas e a mortalidade gerada pelas mesmas.
Em caso de dúvidas, mamães podem entrar em contato com o número (92) 993031317
Fonte/Secom