Tragédia na zona rural de Maués no Am, irmãos morrem eletrocutados ao realizarem limpeza de ramal 

Os irmãos Ruan Batista Moraes de 20 anos e Aldson Luan Batista Moraes de 22, morreram eletrocutados/ Foto: FOLHADEMAUÉS

FOLHADEMAUÉS (Nossa reportagem acompanhou as equipes das Secretarias de Saúde e Assistência Social de Maués que levaram apoio e assistência a família dos dois jovens, vítimas do acidente ocorrido por volta das 12h00 desta quinta-feira 18, na Comunidade Ribeirinha Nossa Senhora de Fátima do Canarãna zona rural do Município.

Segundo os familiares, os irmãos Ruan Batista Moraes de 20 anos e Aldson Luan Batista Moraes de 22, morreram eletrocutados ao realizarem a limpeza do ramal por onde o cabo de alta tensão passa que atende a comunidade. A mãe dos jovens não quis gravar entrevista, mas o avô Homero Ferreira Moraes (71) relatou como aconteceu a tragédia e afirmou que o cabo de energia estava desligado desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira e foi religado as 10h00, mas os rapazes esqueceram da hora e um deles no momento da limpeza do ramal, após a queda de uma árvore sobre a fiação foi puxar o cabo de alta tensão sendo atingido pela descarga elétrica. Ainda segundo o relato do avô, o irmão vendo outro tomando choque elétrico tentou salva-lo e foi puxa-lo recebendo também a descarga que ceifou a vida dos dois.

O pai que estava na companhia dos jovens, vendo os filhos no momento do acidente foi tentar salva-los, mas foi impedido pelos comunitários, caso contrário ele seria mais uma vítima. Os eletricistas da Amazonas Energia sabendo do ocorrido se deslocaram para comunidade ribeirinha para retirar os corpos dos dois jovens mortos, presos no cabo de energia elétrica.

O secretário de Saúde do Município, Franmartony Firmo esteve na localidade e prestou todo apoio em nome da prefeitura para o funeral dos jovens que foram removidos de lancha para a sede do município onde serão velados pelos pais e familiares.

Josué Rocha, gerente da Amazonas Energia Agência de Maués esteve local para saber como ocorreu o acidente e disse que comunicou o desligamento da energia para a comunidade e apela para os ribeirinhos não realizarem a ação de limpeza dos ramais por onde passa o cabo de eletricidade. De acordo com Josué Rocha o trabalho de limpeza nos ramais por parte dos comunitários deve ser comunicado a Agência, mas no acidente ocorrido na comunidade a Gerência não foi comunicada.

O gerente da Amazonas Energia em Maués informou a reportagem do Folha de Maués Comunicações que o serviço de limpeza dos ramais, como também de manutenção dos cabos monofásico de energia são feitos pelos eletricistas da empresa e disse ainda que este não é o primeiro acidente que ocorre na zona do município com vítimas fatais e reforça o apelo aos ribeirinhos que evitem fazer essas ações para outros não sejam vitimados.

Fonte/ FOLHADEMAUÉS (AM)

você pode gostar também