Opinião: rivalidade não é fazer inimizade…

Imagem dos bois de Parintins Caprichoso e Garantido / Foto: reprodução

Muitos torcedores dos bois Caprichoso e Garantido precisam ser menos imbecis ao se declararem ‘apaixonados’ pelas suas cores. Antes de mais nada, quero dizer que a pessoa na condição de torcedor de boi-bumbá tem um status diferenciado, pois além da escolha soberana, ela contribui diretamente com o resultado na arena. O espetáculo é único, mas o torcedor tem três dias para esbanjar alegria, força e superação.

Torcedor de boi-bumbá é bem diferente do torcedor de time de futebol. Obviamente, que os times quando duelam em campo são ‘empurrados’ pelas suas torcidas. No festival folclórico, a torcida é única. Enquanto uma grita, canta participa da emoção, a outra estar calada. É esse o momento mágico que dá orgulho de ser torcedor de boi-bumbá. Só a torcida única fazendo festa. Essa rivalidade é saudável. Fora da arena, é claro que há situações que ‘inflamam’ o torcedor. Versos, toadas, histórias, piadas, coisas simples que merecem ser preservadas e respeitadas.

Dito isto, não vejo espaço para imbecilidades de torcedor, principalmente aquela minoria que quer aparecer. Gente hipócrita que usa as redes sociais para desabafar, desdenhar, cuspir no outro. Falta de respeito. Outro dia, uma pessoa postou no facebook uma imagem esfregando os órgãos genitais numa escultura do Caprichoso e escreveu coisas horrendas. Esse tipo de gente não é torcedor, é um imbecil. Torcedor de verdade respeita o outro. Repito, a rivalidade tem que ser saudável. É triste dizer, mas tem gente envolvida com os bois de Parintins que não merecem estar. Gente com atitudes ridículas. Esse ano, a pandemia do coronavírus não permitiu a disputa, ouve uma Live, com apresentação de algo bem simples. Iniciativa louvável para o verdadeiro torcedor se sentir valorizado e, mesmo com todas as restrições, mostrar seu amor pelas cores que escolheu. Ser apaixonado por boi-bumbá não significa fazer atos obscenos para mostrar que é torcedor.

 

Blog Ilha Tupinambarana

você pode gostar também