Nhamundá da início a imunização de idosos a partir de 75 anos

A Prefeitura de Nhamundá, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou na manhã deste sábado (30), a imunização dos idosos com idade a partir de 75 anos. 800 doses foram destinadas ao município para imunização desse grupo prioritário.

Duas equipes com técnicos de enfermagem, enfermeiros e ACS’s foram para as ruas aplicar a vacina. A vacinação acontece nas residências dos idosos. Nessa primeira fase, mais de 180 serão vacinados.

O idoso Aluízio Azevedo de Oliviera, 76 anos, foi o primeiro a receber a vacina e comemorou o fato. ‘Estou muito feliz em receber a vacina contra esse vírus. Acordei cedo e estava ansioso aguardando. Graças a Deus a primeira dose já foi. Estou muito feliz!’, afirmou o idoso.

A Secretária de Saúde Municipal, Juliane Monteiro, comentou sobre o início da imunização da terceira idade. ‘Nós iniciamos com um processo de levantamento de dados. Essa primeira parte é feita pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de cada micro área das UBS. Cada micro área tem um ACS responsável, a partir dos dados repassados por eles, temos um quantitativo de idosos e vamos até a residência deles para vacinar. Essa logística foi pensada para minimizar qualquer tipo de risco de contaminação a esses idosos’, completou a secretária.

A vacinação na zona rural deve iniciar a partir da próxima semana. Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Nhamundá, 126 profissionais de saúde já foram vacinados com a primeira dose.

Assessoria de imprensa

você pode gostar também