Mateus Assayag solicita Jornadas de Cirurgias para mulheres com câncer do colo uterino e reativação do Conselho dos Direitos da Mulher

Projeto de Lei que institui como Feriado Municipal o dia 08 de março na Ilha Tupinambarana também foi propositura apresentada e aprovada por unanimidade

Com proposituras voltadas às mulheres parintinenses, o Presidente da Câmara Municipal de Parintins, Vereador Mateus Assayag (PL), rendeu homenagens a todas as mulheres, vencedoras das lutas diárias, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Indicações e Projeto de Lei foram apresentados por Mateus na Sessão deste dia 08 de março, sendo aprovados por unanimidade pelo parlamento municipal.
Por meio de Indicação à Prefeitura, o parlamentar solicitou a reativação do Conselho Municipal da Condição Feminina de Parintins. A Lei nº 342/2005 – PGMP prevê a criação deste conselho na perspectiva da defesa dos direitos das mulheres deste município, contudo encontra-se desativado e as demandas sinalizam a importância da reativação.
Uma Jornada de Cirurgia para mulheres com diagnóstico de câncer do colo do útero e uma Jornada de procedimentos do ambulatório de lesões para rastreamento do câncer do colo do útero também foram requeridas por Mateus. Ao justificar a propositura, o parlamentar ressaltou a importância da Campanha Março Lilás, a qual conscientiza a população sobre a atenção e combate ao câncer de colo uterino. “Promover as respectivas jornadas visa contribuir com a promoção da saúde pública para com as mulheres”, destaca.
O Presidente da Câmara Mateus Assayag também apresentou um Projeto de Lei que institui como Feriado Municipal o dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, no município de Parintins. A proposta visa contribuir positivamente nas reflexões acerca dos direitos das mulheres negras, indígenas, ribeirinhas, quilombolas, trabalhadoras rurais, camponesas, pescadoras, sindicalistas, jovens, velhas, lésbicas, bissexuais, heterossexuais, feministas, militantes, trabalhadoras de uma forma geral. A data também deve celebrar a força e a resistência das mulheres como sujeitos políticos na busca da sua igualdade e autonomia.
Mateus Assayag parabenizou as Vereadoras e as Servidoras desta Casa Legislativa, a todas as Mulheres Parintinenses, em especial sua Mãe, Irmãs e Avó, pela passagem do Dia da Mulher. O parlamentar enfatizou que em toda sua trajetória de trabalho tem ao seu lado grandes mulheres e excelentes profissionais. “A luta, a força e a determinação das mulheres faz com que a gente some forças para termos mais mulheres nos cargos de chefia e fazer crescer todos os setores da nossa Parintins”, concluiu Assayag.

Texto: Mayara Carneiro – Assessoria de Imprensa da CMP / Fotos: Simone Brandão

você pode gostar também