Mateus Assayag ouve demandas na zona rural de Parintins

O Presidente da Câmara Municipal de Parintins, Mateus Assayag (PL), visitou a zona rural para fazer um levantamento de demandas das comunidades. A ação atende orientação do prefeito Bi Garcia (UB) em elencar obras e serviços que precisam ser executados na região do Rio Tracajá.

A maratona de visitas aconteceu nas comunidades Toledo Pizza, Santo Antônio, Sagrado Coração de Jesus e Fluminense. Mateus Assayag reuniu com moradores, ouviu as solicitações dos líderes comunitários, propôs medidas e vai alinhar com o prefeito Bi Garcia ações para atender os pedidos. A Câmara Municipal de Parintins também esteve presente por meio dos Vereadores Vanessa Gonçalves (PP) e Afonso Caburi (UB), além do secretário de educação, Azamor Pessoa.

Toledo Pizza tem 80 famílias registradas e enfrentam problemas com o fornecimento de energia elétrica. A comunitária, Dilcilene Silva, acredita que é importante o executivo parintinense chegar até a comunidade e conhecer as demandas. “Eles vendo é mais fácil pra eles verem a necessidade da população. A dificuldade que eles estão tendo, no caso da Toledo Pizza, hoje é a nossa estrada, a escola precisa ser ampliada, precisa de castelo de água demanda da comunidade em nível de morador aumentou muito”, revelou a comunitária.

Comunitários do Sagrado Coração de Jesus também apontaram a iluminação como uma de suas problemáticas. São 69 famílias residentes na localidade. A coordenadora da comunidade, Valda Souza, agradeceu a atenção dada aos moradores. “Queria agradecer a vinda aqui do prefeito em exercício. É uma satisfação grande nossa aqui na nossa comunidade. Eu como coordenadora, eu agradeço também ao prefeito Bi Garcia por ele também estar apoiando essa vinda aqui e o Mateus veio ver a nossa comunidade, ver a realidade da nossa comunidade, ver como é que está e com certeza daqui ele possa levar as demanda e nos ajudar em que for preciso”, destacou.

O fornecimento de energia elétrica é uma dificuldade também enfrentada pelas 47 famílias do Fluminense. A empresa responsável pelo serviço é a Amazonas Energia, mas, o executivo afirmou que a Prefeitura de Parintins vai cobrar a concessionária para prestar serviço de melhor qualidade nessas áreas. “A iluminação pública se encontra com esse problema e seria muito útil pra nós a manutenção. Resolvendo isso melhora ainda mais pra gente”, disse o presidente da comunidade, Antonilson da Silva.

Mateus conversou com todos os representantes comunitários, propôs ideias, sugeriu ações e garantiu que tudo será discutido de forma oficial com o prefeito Bi Garcia para executar soluções. “A gente escuta as necessidades e vai levando para o prefeito Bi Garcia o que se pode fazer para melhorar as vidas dessas pessoas, principalmente na zona rural onde se tem uma carência de alguns serviços que estão nas comunidades polo. Mas, é justamente com essas visitas que nós vamos dotar de melhorias e avanços as vidas dessas pessoas que estão nas comunidades”, assegurou.

Mateus revela que viagens ao interior são constantes na gestão municipal e que muitos obras e serviços no interior são decorrentes dessas visitas. Com relação à maior problemática identificada, o fornecimento de energia elétrica, Mateus informou que vai entrar em contato com a concessionária e cobrar melhorias na prestação de serviço. Ele informa que ações nas estradas e escolas também fazem parte do planejamento da Prefeitura de Parintins para intervir nesses locais.

“Nós vamos minimizando os problemas, proporcionando soluções necessárias pra melhorar a vida das pessoas na zona rural. Mas, uma boa parte dessas demandas, principalmente a área de assentamento, elas realmente dependem da assistência do Governo Federal, seja das estradas da Vila Amazônia, como também a manutenção do Luz Para Todos que traz os prejuízos pra muitos moradores”, explicou Assayag.

Fotos: Arleison Cruz

você pode gostar também