Mateus Assayag alerta Prefeitura de Parintins e Governo do Estado sobre cheia de 2022

A cheia dos rios na cidade de Parintins foi destaque no pronunciamento do Presidente da Câmara Mateus Assayag (PL) neste dia 18 de abril. Assayag alertou a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado do Amazonas para a elaboração e execução urgente de um planejamento de ações em apoio às famílias que residem nas áreas baixas da cidade e aos criadores de gado e produtores da zona rural.

Dados da Defesa Civil indicam que o nível das águas hoje está acima da marca registrada em 2021 na mesma data de 18 de abril, ano em que o Estado do Amazonas apresentou a maior cheia da história, o que causa desespero na população e serve de alerta ao poder público municipal e estadual quanto às tomadas de decisões.

Aos trabalhadores do setor primário, o parlamentar alertou a SEPROR (Secretaria de Estado da Produção Rural), o IDAM (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas) e a SEMPA (Secretaria de Pecuária, Agricultura e Abastecimento) para que montem operação estratégica de suporte para essas pessoas, para que não amarguem prejuízo maior. Recomendou a abertura de uma linha de crédito a estes profissionais, para que agricultores e pecuaristas continuem produzindo e abastecendo a cidade de Parintins.

Nesse sentido, Assayag ainda reiterou solicitação à Secretaria Municipal de Obras para executar a manutenção com urgência das pontes de madeira existentes nos bairros da cidade. O serviço visa promover mobilidade às famílias para entrar e sair de suas residências com segurança.

Iluminação Pública

Mateus Assayag também solicitou da Secretaria Municipal de Obras a manutenção urgente no sistema de iluminação pública da Estrada do Aninga e das Agrovilas do Mocambo e Caburi.

Texto: Mayara Carneiro – Assessoria de Imprensa da CMP / Foto: Simone Brandão

você pode gostar também