Familiares de Lindolfo Monteverde celebram São João

Texto: Cleomara Monteverde

Dia 24 de junho, todos os anos, a Família Monteverde se reúne no Curral da Baixa ou terreiro sagrado da Xanda para rezar a promessa do mestre Lindolfo.

A questão imaterial do Garantido é cuidada com muito zelo especialmente por tia Maria que sempre esteve na frente das manifestações sagradas que envolvem o sentimento dos camisa encarnada.

Se é de geração a geração assim crescemos ouvindo a história que meu avô que ao viajar para servir o exercito adoeceu muito e vendo se debilitado fez a promessa a São João pedindo sua saúde.

E assim prometeu ao santo que se bom ficasse rezaria todos os anos na data do dia 24, acenderia a fogueira, distribuiria as guloseimas aos convidados e levaria seu boi em passeata pelas ruas da cidade dançando para os moradores da ilha.

Portanto cumprir a promessa é algo que sempre acontecerá, visto que a família respeita o sagrado do boi que envolve essa história.

O que podemos confirmar para esse dia é o momento de homenagem ao santo e as guloseimas. Já a passeata fica para o futuro que Deus nos permitir

Viva São João

Viva São João

Vamos acender nossas fogueiras em casa.

você pode gostar também