DSEI/Parintins: profissionais da saúde indígena recebem treinamento sobre manipulação da vacina Pfizer

Profissionais de saúde do Distrito Especial Sanitário Indígena, DSEI/Parintins, receberam treinamento sobre a Manipulação da Vacina Pfizer Pediátrica para crianças de 5 a 11 anos. A capacitação foi realizada na sede da entidade, bairro Francesa, e reuniu Enfermeiros e Técnicos em Enfermagem que atuam nas áreas indígenas.

O objetivo é dar orientação aos servidores que atuam diretamente na Campanha de Vacinação Contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. A equipe multidisciplinar de saúde indígena que atua nos 12 polos bases dentro da área de abrangência do Dsei/Parintins, que compreende Parintins, Maués, Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Nhamundá, receberam o treinamento. “O profissional precisa estar atualizado, visto que é a primeira vacina contra a Covid pra esse público. Então, elas tem algumas recomendações específicas, alguns cuidados que se precisa ter”, orientou o coordenador do DSEI em Parintins, Átila Oliveira.

Na sede do DSEI/Parintins os profissionais de saúde estiveram reunidos para absorver o conhecimento e levar à aldeias. “Esse treinamento visa realmente subsidiar os nossos profissionais a fazer a aplicação e todos os registros e, principalmente, o monitoramento após a aplicação do nosso indígena com segurança. Então, o DSEI/Parintins capacita e prepara nossos profissionais pra cada vez mais oferecer um serviço de qualidade aos nossos irmãos indígenas”, disse Átila Oliveira.

Segundo o coordenador, a capacitação é qualificação dos profissionais do DSEI/Parintins é uma política adotada para este novo ciclo de gestão. “Desde que assumi o DSEI em maio do ano passado a gente tem buscado qualificar os nossos profissionais com capacitações, treinamentos, visando melhorar os seus trabalhos dentro das áreas indígenas”, finalizou.

Eldiney Alcântara

você pode gostar também