Dom Arcângelo Cerqua: religioso visionário que amou Parintins

Dom Arcângelo Cerqua construiu o maior templo católico do baixo Amazonas/Fotos:arquivo da Diocese de Parintins

Na história de Parintins há personalidades importantes que marcaram o desenvolvimento social, econômico, religioso e político da cidade. Dessta cúpula faz parte Arcângelo Cerqua, primeiro bispo.

Dom Arcângelo Cerqua construiu o maior templo católico do baixo Amazonas. Construiu escolas, hospital, desenvolveu projetos sociais, acompanhava atentamente o processo político partidário, ou seja, amou realmente Parintins.

Na história diferente da atual, onde as coisas eram mais difíceis, dom Arcângelo Cerqua, não se desfez de nenhum patrimônio da igreja. Enfrentava crises financeiras com espírito de admistrador e vencia as dificuldades.

Arcângelo Cerqua pensava no todo. Olhava para as crianças, para os jovens, mulheres e para os velhos. Sua filosofia de vida religiosa rompeu fronteiras, era uma pessoa que pensava muito além do seu tempo.

Neste 14 de maio, jamais deixaríamos de homenagear dom Arcângelo Cerqua. Este é o dia da sua sagração episcopal. É feriado municipal. Dom Arcângelo Cerqua jamais será esquecido. Seus restos mortais estão na Catedral.

Um homem que amava a comunicação social. Constriu a Rádio Alvorada para encurtar a informação entre cidade e interior. Criou muitos projetos sociais que até hoje benefiam a cidade de Parintins.

Poeta dos bons. O hino de Parintins é de sua autoria. Evangelizou como bispo, porém, seu amor pela cidade, pelas pessoas foi muito além de um religioso. Dom Arcângelo Cerqua seu nome será sempre lembrado.

Blog Ilha Tupinambarana

você pode gostar também